É hora de «ir além», de «ousar», em direção a um futuro para o qual «somos convidados pelo próprio Senhor». Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, participa do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, inaugurado no Vaticano, em dupla função: presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CELAM), que nos últimos anos se empenhou com renovado vigor no caminho da sinodalidade, e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o país com o maior número de católicos do mundo. Nós o entrevistamos no início dos trabalhos sinodais.
Com que espírito você vai participar do Sínodo sobre Sinodalidade?
Participo do Sínodo em espírito de comunhão, desejo de cooperar para que a Igreja possa ser sempre mais sinal do Reino na sociedade e abertura de coração para poder também aprender com outras realidades eclesiais.
Você considera este Sínodo um momento decisivo para a Igreja do futuro? Por quais motivos?
Vivemos uma mudança de época! Historicamente falando, sabemos, por exemplo, que Paulo soube levar o jovem cristianismo aos limites do judaísmo de seu tempo. O tempo presente está solicitando também um salto da modernidade marcada pela ideologia liberal que prometia bem estar para muitos – o que não se tornou realidade, haja visto, por exemplo os conflitos armados e os movimentos migratórios que atingem multidões mundo afora -, para uma presença eclesial na sociedade que traga as marcas de uma forte experiência pessoal de encontro com a pessoa do Crucificado-Ressuscitado capaz de promover e iluminar novas relações no tecido social. Não podemos esquecer que a fé em Cristo é graça; mas é também um salto (segundo Kierkegaard), uma jornada de confiança e coragem, amor e fidelidade, proximidade e solidariedade; é um movimento em direção e construção de um futuro já inaugurado e para o qual somos convidados pelo próprio Senhor!
O senhor é atualmente presidente do CELAM e da maior conferência episcopal nacional da América Latina, a CNBB. Está feliz com o progresso feito nos últimos anos no continente, a começar pela Assembleia da Cidade do México?
O caminho inaugurado em âmbito latino-americano e caribenho encontrou-se – ou foi encontrado! – pelo itinerário sinodal. Este movimento está pondo em destaque os níveis de participação na comunidade eclesial. Há no continente uma prática bem consolidada de participação de todos os batizados na vida eclesial ordinária. É verdade que tal nível de participação varia de país para país, de região para região. Contudo, há de se ressaltar que com as iniciativas destes últimos anos percebe-se em várias realidades uma promoção dos espaços de comunhão e participação no cotidiano das comunidades de fé.
Que contribuição específica pode vir da América Latina e do Caribe?
A riqueza da Igreja está também na sua diversidade. Todos temos algo a aprender com os demais. A América Latina e o Caribe possuem uma trajetória marcada por pequenas comunidades onde, não raramente por falta também de ministros Ordenados, se promove a Leitura da Palavra, a oração do terço, as práticas devocionais… Tal situação foi de auxílio na promoção de ministérios leigos que, de um modo ou de outro, cooperam para manter viva a fé de muitos. Embora a presença do ministro ordenado seja importante, os leigos foram descobrindo sua dignidade batismal e, ao mesmo tempo, seus carismas, suas capacidades. E isto é feito de forma generosa, gratuita, fraterna, autenticamente evangélica! Está poderia ser uma experiência a ser compartilhada com as Igrejas presentes em outros continentes! Certamente também nós temos muito a aprender com as demais Igrejas! Por isso, esse processo inaugurado por iniciativa do Papa Francisco pode ser uma oportunidade privilegiada para todos – diria um verdadeiro kairós, ou se quisemos, a oportunidade de uma novo Pentecostes, quando o Espírito pode fazer novas todas as coisas!
Considera-se que o cristianismo no Ocidente está em crise. Isso também se aplica à América Latina? Quais podem ser as respostas?
Parecer ter chegado um tempo no qual o cristianismo esteja necessitando transcender corajosamente os seus limites mentais e institucionais! Os dados são inocultáveis! Urge buscar meios, métodos e linguagem adequada para a transmissão da mensagem! A fé que nos orienta não é um mero fideísmo emocional, presente em não poucos ambientes; também não é um vago sentimento piedoso, também presente em não poucos espaços eclesiais. A fé implica uma abertura pela qual aquilo que os textos bíblicos apresentam, penetram e transformam a vida do ser humano. Fé é graça! Cada tempo da história traz seus desafios! Cada época da história tem suas exigências. Por isso, a crise está – ou deveria estar! – presente em todos os espaços onde a Igreja está presente! Crise é oportunidade! Oportunidade pAaa avançar, para ir além, para ousar! Considerar a crise como mero perigo ou ameaça, é “suicidio”… São os momentos de crise oportunidades privilegiadas para buscar o novo – não novidade! – que só o Evangelho pode conceder! São oportunidades para achar “água cristalina, fresca” capaz de saciar a sede dos caminhantes e peregrinos de esperança.
Uma sinodalidade vivida e exercida também pode ser uma resposta ao avanço de novas realidades religiosas? Estou pensando particularmente no Brasil e nos neo-evangélicos…
Isto que estamos denominando sinodalidade indica a característica primordial da Igreja! Os primeiros séculos da história cristã o demonstram! A realidade plurireligiosa que marca a vida do povo brasileiro é fruto de variados e múltiplos fatores. Não podemos aqui entrar em detalhes, pois se trata de um fenômeno complexo! No entanto, ousaria dizer que o clericalismo muito cooperou para o multiplicar-se de denominações ditas religiosas e cristãs. Fato é que as pessoas tem necessidade de alimentar e promover tempos e lugares de possíveis experiência de transcendência. Se trata de uma necessidade para com a qual é necessário cuidado e respeito. Não se pode querer promover “negociar” com o divino, ou o transcende. Por isso, creio que o que o Espírito está solicitando à Igreja pode ser uma oportunidade privilegiada para repropor a mensagem de uma forma ainda mais incisiva. Creio também que os processos de Iniciação à Vida Cristã, a prática da Leitura Orante da Palavra e a promoção de pequenas comunidades podem cooperar vigorosamente na promoção da obra da evangelização. As comunidades precisam promover espaços de acolhida, de escuta, de solidariedade e de prece! Isto tem haver com aquilo que o Documento de Aparecida denominou “conversão pastoral”, mas que no cotidiano das atividades pastorais não é algo simples!
Passar de um grupo de adeptos para uma comunidade de discípulos e discípulas, requer abertura de coração, coragem, ousadia, caridade…
Você também espera reformas visíveis deste e do próximo Sínodo? Em que esfera?
Há tempos se ouvia falar da necessidade de um sínodo sobre a Igreja. Quais caminhos serão inaugurados? O que virá pela frente? Que indicações serão oferecidas ao Santo Padre a partir dos debates, diálogos, estudos e oração a partir das duas sessões ou etapas do Sínodo, não sabemos! É o Espírito que guia os trabalhos! Importância fundamental é cultivar a abertura de mente e coração para verdadeiramente colher o que o Espirito está sugerindo para a Igreja de hoje e de amanhã! O caminho realizado até o momento já está produzindo frutos! Há quem manifeste medo! Outros, talvez, indiferença! Outros ainda, talvez, sintam saudades de um tempo que já passou! Mas há muitos atentos aos sinais dos tempos, dispostos a colaborar para que a vida de muitos possa continuar tendo sabor de Evangelho; desejosos de responder à altura dos desafios da cultura atual. Não podemos esquecer que se a cultura é o meio de busca de sentido, então ela pode ser considerada matéria de legítima pesquisa teológica e espiritual. Neste caminho sinodal muito se tem falado da necessidade de silenciar, de escutar! Fazer silêncio, escutar, tentar entender e compreender, perseverar na busca de respostas autênticas às inquietações do ser humano atual. A verdade que buscamos, para nós cristão não é conceito, é uma pessoa! É uma pessoa viva! Neste sentido a verdade viva, necessita sempre e de novo, isto é, sempre é de forma nova ser buscada, desejada, amada! Você me pergunta sobre reformas visíveis depois do sínodo. Bem, o próprio processo sinodal já expressa algo novo. Para dizer mais: creio que a linguagem utilizada para a transmissão da mensagem esteja também em crise. Encontrar uma linguagem que vá de encontro, por exemplo, aos adolescentes e jovens atuais representa uma necessidade premente. Eles são nativos digitais, estão sendo marcados por aquilo que se está denominando inteligência artificial, o que requer abordagem característica. Imagino que se chegue a aprofundar as instâncias de participação na vida eclesial ordinária; me refiro aos diversos conselhos já previstos, à questão ministerialidade no seio das comunidades e, num sentido mais amplo, a identidade, missão, competência dos Conselhos Eclesiais, Conferências Episcopais, Províncias Eclesiásticas.
*Esta entrevista foi publicada originalmente em italiano pela Agência de notícias SIR (Conferência Episcopal Italiana). Tradução: CPC Celam.
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